Conservação de alimentos

O que avaliar ao comprar hortifruti por atacado?

comprar hortifruti por atacado

Para muitos restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos que servem comida, comprar hortifruti por atacado eventualmente se mostra uma opção arriscada. Afinal, como conseguir lidar com o grande volume de alimentos antes que parte do acervo estrague?

Ao mesmo tempo, comprar em pouca quantidade, para o dia ou para a semana, não é a melhor proposta de aproveitamento econômico. Se o volume adquirido é muito pequeno, os custos serão altos e a margem de lucro será menor. Seu estabelecimento pode vir a perder competitividade.

O melhor, portanto, é comprar hortifruti por atacado mesmo, mas de maneira pensada. O que avaliar, então, para garantir que o negócio seja bem-sucedido? Siga a leitura para entender!

Veja como é a rapidez na entrega ao comprar hortifruti por atacado

Uma das preocupações de comprar hortifruti por atacado é se os produtos chegarão fresquinhos no seu estabelecimento, prontos para serem utilizados nos pratos e refeições que você preparar.

Para isso, é importante que o fornecedor tenha um sistema de logística bem estruturado e que permita que os produtos sejam entregues aos clientes de forma rápida e com bastante qualidade.

Dessa forma, você tem mais tempo para passar o hortifruti pelo seu sistema de gestão e pode aproveitá-lo ao máximo, reduzindo as perdas ao mínimo e diminuindo o seu prejuízo.

Confira a capacidade de volume do fornecedor antes de comprar

Uma das razões de comprar hortifruti em atacado é poder ganhar em escala. Cada produto fica mais barato e sua empresa ganha margem de lucro maior do que tinha antes. Porém, é importante que seu fornecedor possa manter o ritmo.

Se o fornecedor não conseguir sustentar a produção e garantir uma alta capacidade de volume para o seu estabelecimento, então você não conseguirá comprar em atacado e terá de pagar um pouco mais pelos produtos. Assim, sua estratégia toda vai por água abaixo!

Aumente sua capacidade de estoque interno

Um dos segredos para poder comprar alimentos em grandes quantidades é ter um excelente sistema de organização de estoque. Os ganhos no alto volume de produtos só são possíveis se houver uma logística impecável também dentro do seu estabelecimento.

Por isso, você deverá montar um sistema de estoque que seja adequado para o seu volume de alimentos, tanto em termos de capacidade, quanto em termos de gerenciamento de comida para evitar prejuízos.

Leve em consideração também o seu volume de vendas

Uma das maiores dificuldades para comprar qualquer alimento em atacado é encontrar o equilíbrio entre seu volume de vendas e a capacidade disponível para aquisição. Afinal, não adianta muita coisa você comprar produtos que estragarão antes de usar, certo?

Uma boa dica é comprar hortifruti congelado, que dura muito mais tempo. É o caso do brócolis congelado, por exemplo. Com o estoque adequado, você pode mantê-lo disponível por mais tempo, sem perdas financeiras.

Seguindo essas dicas, você não terá nenhuma dificuldade para comprar hortifruti por atacado. Com isso, conseguirá diminuir o custo de cada refeição no seu estabelecimento e aumentar a sua margem de lucros no processo.

Gostou do artigo? Assine a nossa newsletter para receber o melhor conteúdo sobre o setor alimentício gratuitamente em seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *