Dicas

3 dicas de finanças para maximizar lucros em seu negócio

dicas de finanças

Trabalhar com produtos alimentícios é participar de um dos setores mais presentes na vida do consumidor. O segmento está em contínua expansão, envolve diferentes atividades e é um dos que mais movimentam a economia nacional.

Entretanto, mesmo inserido em um panorama altamente favorável, o empresário do setor pode considerar desafiador alavancar a lucratividade do seu negócio. Isso porque lidar com as demandas próprias da área exige superar diversas barreiras, inclusive no que diz respeito a maximizar os ganhos.

Para apoiar essa luta cotidiana, elencamos 3 dicas de finanças para o seu negócio. Acompanhe e leitura e confira as nossas sugestões!

1. Fique atento às tendências do mercado

A primeira das nossas dicas de finanças diz respeito à importância de o empresário de alimentos acompanhar as tendências para o seu setor. Isso porque seguir tais parâmetros vai permitir ofertar ao consumidor aquilo que ele realmente busca e fazer frente à concorrência.

Para você se preparar, inclusive quanto à gestão das compras de produtos alimentícios, saiba que já estão detectadas as tendências centrais para a área nos próximos anos. São as seguintes:

  • transparência total nos rótulos de produtos;
  • alimentação que forneça benefícios além dos nutricionais;
  • alimentação que gere novas experiências e sensações.

Empreender esforços para se adequar a essas tendências é essencial para atender e fidelizar o consumidor. Desse modo, torna-se essencial para manter a competitividade da sua marca e maximizar a lucratividade.

2. Compre em um atacado que ofereça preço e qualidade

Identificar bons fornecedores é um dos fatores de maior relevância para maximizar a lucratividade no setor de alimentos. Veja que o custo de aquisição dos artigos impacta diretamente a margem de lucro do negócio.

Também tenha em mente que trabalhar com alimentos de baixa qualidade joga contra a fidelização da clientela. Portanto, busque concentrar as suas compras em um atacado capaz de oferecer preços baixos, além de um portfólio amplo e variado, como o da Empório Mega 100.

3. Gerencie estrategicamente o seu estoque

O desabastecimento do estoque provoca escape nos lucros das empresas do setor de alimentos. Esse problema prejudica a margem de ganhos, pois implica em ter de repor o estoque às pressas. Com isso, reduz a possibilidade de encontrar bons preços na aquisição das mercadorias.

Além disso, com a falta de produtos, o comércio deixa de atender com excelência a sua clientela. Ou seja, marca ponto para a concorrência ao deixar espaço para o consumidor procurar o produto em outro lugar. Para fugir desse tipo de problema, gerencie bem seus estoques e programe as suas compras com antecedência.

Conforme você viu nas dicas de finanças trazidas aqui, maximizar a lucratividade do negócio depende, basicamente, de investir em planejamento. Fazer escolhas acertadas é mais um cuidado elementar para evitar perdas e aumentar os ganhos. Entender a dinâmica que alavanca o mercado é mais um ponto a observar com atenção ao empreender esforços para o melhor desempenho financeiro da empresa.

Gostou deste artigo? Assine a newsletter e fique por dentro de outras novidades e dicas sobre o mundo dos negócios alimentícios.

 

4 comentários em “3 dicas de finanças para maximizar lucros em seu negócio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *