Dicas

Aprenda como organizar o estoque de alimentos corretamente

estoque de alimentos

Quando falamos sobre o estoque de alimentos para lojas, algumas dúvidas podem surgir, confundindo os empreendedores. Afinal, ninguém deseja passar pela situação de dar falta de produtos ou até mesmo perdê-los por passarem da data de validade.

Abordaremos nesse artigo algumas dicas bem práticas de como planejar e efetuar o controle de estoque, assim como também iremos dar algumas recomendações das maneiras adequadas de organizá-lo.

Como planejar e efetuar o controle de estoque?

Para organizar o estoque de alimentos é essencial realizar um planejamento e controle de cada item. Afinal, é preciso entender a quantidade dos itens para não os perder. Além disso, é importante reconhecer de quais fornecedores cada alimento vem e quais são os lucros dos itens.

Confira alguns passos para planejar e controlar o estoque:

Definir processos

Estabeleça com clareza e detalhes de todos os processos que envolvem o estoque, como compra e chegada de produtos, organização de itens nos espaços de acordo com critérios bem claros, vendas, reposição e assim por diante.

Analisar a demanda com cautela e atenção

É fundamental observar e registrar com cuidado e concentração qual a demanda dos produtos, pois assim é que se saberá qual a procura deles. Ou seja, efetuar um inventário dos itens é muito importante.

De fato, é tendo a ciência e registro dessas informações que se saberá o quanto comprar. Com esse acompanhamento, será possível estar à frente dessa demanda, conferindo mais eficiência às atividades.

Investir em tecnologia

A tecnologia pode ser uma aliada importante nessa tarefa. Por agilizar e facilitar o controle do estoque, ajuda a otimizar o tempo e diminuir os custos. Essa tecnologia pode consistir no uso de programas específicos ou mesmo uma planilha.

Como organizar o estoque de alimentos de forma adequada?

Há quatro elementos que devem ser considerados quando se fala em organizar o estoque de alimentos de forma adequada: espaço, limpeza, organização e ordem. Esses princípios norteiam o trabalho físico da organização.

Limpeza

É crucial manter o espaço onde os alimentos ficaram armazenados impecavelmente limpo, a fim de impedir que eles sofram com a umidade, os insetos e as eventuais contaminações. Ao dispor os alimentos no estoque, deve-se pensar em um esquema no qual haja espaço e possibilidade de deslocar os itens para fazer a limpeza.

Sendo assim, nada de deixar coisas no chão, empilhar, amontoar, nem tampouco colocá-los próximos a locais úmidos e/ou com poeira.

Espaço

Pode soar uma obviedade, mas é muito importante que ao comprar as mercadorias, reflita sobre o tamanho do espaço físico onde se situa o estoque. Não pensar nesse aspecto pode resultar na perda de produtos por causa do mau acondicionamento ou em decorrência da validade.

Organização

Uma primeira dica, no que se refere ao chamado estoque seco, é manter tudo em sua embalagem original. Afinal, ela foi projetada para armazenar corretamente o produto.

Além disso, o mais recomendado é colocá-lo sobre pallets e prateleiras. Isso evitará um contato direto com o chão e fornecerá espaço para a circulação de ar entre os itens.

Ordem

A regra de ouro aqui é respeitar a data de validade dos alimentos e utilizar aqueles com data de vencimento mais próxima primeiro. Empilhar os itens, de modo alinhado, é uma boa maneira de otimizar o espaço e ajudar na visualização.

Aprendendo a organizar o estoque

Aprender a organizar o estoque de alimentos de forma apropriada ajudará a evitar a perda de produtos e igualmente a falta deles. Dessa forma, o estabelecimento conseguirá dar conta com eficiência da movimentação e fluxo de vendas.

Além de tudo isso, contar com um fornecedor parceiro é crucial para ter o sucesso do controle de estoque. Está procurando por um fornecedor confiável e com excelentes matérias-primas? Acesse agora mesmo o site do Empório Mega 100!

3 comentários em “Aprenda como organizar o estoque de alimentos corretamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *