Dicas

Como se programar para comprar alimentos antecipadamente?

comprar alimentos

Para o comércio varejista da área alimentícia, abastecer o estoque é etapa fundamental da gestão. Afinal, fazer aquisições de forma eficiente constitui fator determinante para o sucesso das vendas ao consumidor.

Nesse contexto, saber quando comprar alimentos assume imensa relevância. Primeiro porque acertar nas compras permite contar com a quantidade de produtos capaz de atender aos clientes. Segundo porque se antecipar permite maior controle e organização, tornando mais fácil ter clareza quanto às margens de lucro.

Quer saber mais sobre como antecipar as compras do seu negócio? Siga a leitura e descubra!

Registre as entradas e as saídas dos produtos

Realizar o controle das entradas e saídas dos produtos propicia visualizar os momentos de abastecer o estoque — o que é fundamental para comprar alimentos antes que eles venham a faltar nas prateleiras.

Ficar de olho nos itens do estoque propicia possível saber, com exatidão, os produtos que devem ser repostos. Assim, possibilita administrar as compras da forma correta.

Planeje as compras

A gestão do estoque deve seguir um calendário de compras, elaborado a partir da demanda verificada para cada item. O fluxo de saída dos produtos pode ser facilmente analisado a partir do histórico de consumo de cada artigo.

Veja que a correta administração do estoque fornece subsídios para antecipar as compras de alimentos, agregando diversas vantagens. Entre esses benefícios, destacam-se a redução de desperdícios e a obtenção de melhores condições de compra. Isso porque dispensa a necessidade e os transtornos de recorrer a pedidos urgentes, feitos em cima da hora.

Firme parcerias com bons fornecedores

A empresa do ramo de alimentos deve lançar foco sobre a gestão dos seus fornecedores. Isso significa investir esforços em identificar boas parcerias e reconhecer aquelas com que poderá efetivamente contar.

Procurar construir um relacionamento de confiança com os parceiros comerciais também é essencial. Assim, solucionar quaisquer contratempos relacionados ao processo de compras ficará bem mais fácil.

Para escolher um bom fornecedor, procure analisar diversos pontos. Entre eles, os preços praticados pelo atacadista, bem como a disponibilidade dos seus estoques para pronta entrega.

É preciso verificar a qualidade dos produtos ofertados pelo comércio atacadista. Claro, é imprescindível ainda averiguar a reputação do fornecedor para se assegurar contra problemas.

Como você viu até aqui, o conhecimento dos produtos estocados, articulado à correta gestão desse estoque, é parte essencial de antecipar novas aquisições. Dessa maneira, viabiliza comprar alimentos e manter o negócio sempre abastecido. Isso, inclusive em épocas de aquecimento das demandas, quando tende a ser necessário incrementar as compras.

O maior ganho com essa prática é não desperdiçar recursos em compras mal programadas, levando ao aumento das margens de lucro.

Acesse agora a Empório Mega 100 e confira um amplo portfólio de produtos para seu negócio!

2 comentários em “Como se programar para comprar alimentos antecipadamente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *