Sem categoria

Conheça mais sobre sistema de gestão e saiba como funciona

sistema de gestão

Muitas empresas já usam algum tipo de sistema de gestão para agilizar os seus procedimentos internos, fazendo melhor uso do estoque, das vendas e do contato com fornecedores e clientes.

No entanto, muitos outros empreendedores ainda não aproveitam um recurso do tipo, em parte porque não acreditam em seus desempenhos, em parte porque não conhecem muito a respeito da tecnologia.

Se você não sabe bem como um sistema de gestão funciona ou não entende porque ele seria útil, siga a leitura para descobrir como um software desses pode ajudar a sua empresa!

O que é um sistema de gestão?

Um sistema de gestão é um software cuja função é ajudar a gerir melhor uma empresa. Por ter uma definição tão ampla, são muitos os programas que se adequam nessa categoria.

Por isso, podemos delimitar mais a conversa ao falar que existem diversos tipos de softwares de gestão, cada um com uma função em específico ou combinando diversas funções em simultâneo.

Por exemplo, existem softwares que ajudam a lidar com a parte financeira para que a empresa possa maximizar seus lucros. Já outros, ajudam no controle de estoque de produtos.

Quais são os principais softwares de gestão?

No geral, existem dois principais tipos de sistema de gestão: o CRM e o ERP. Cada um deles é focado em uma área específica dentro da empresa e executa uma tarefa diferente.

O CRM, sigla de Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente), é um software que permite que a companhia possa gerenciar melhor a relação com seus clientes e leads, além de traçar planos para fidelizá-los.

Já o ERP, sigla de Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos da Empresa), é um tipo de programa que visa otimizar a gestão de recursos da empresa, tanto os financeiros, quanto os materiais, humanos e outros.

Quais os benefícios de usar sistemas de gestão?

Se você ainda não tem certeza sobre os méritos de utilizar um software de gestão na sua empresa, confira abaixo uma lista com alguns dos principais benefícios de ter um sistema desses instalado!

1. Grande economia de recursos

Um bom sistema de gestão permite que sua empresa possa evitar desperdício de recursos. Isso é especialmente útil quando se lida com bens perecíveis, como grandes quantidades de alimentos, por exemplo.

2. Menos falhas nos processos

Muitas empresas lidam com falhas humanas em suas ações, seja no contato com os clientes, seja ao lidar com estoques e materiais. Um software de gestão diminui as falhas e permite uma operação mais otimizada.

3. Forte obtenção de dados

Um dos benefícios de usar um sistema informatizado de gestão é a obtenção de dados que podem ser trabalhados e usados posteriormente para a tomada de decisões dentro da empresa, aumentando as chances de sucesso.

4. Mais competitividade no mercado

Se os recursos são poupados e não há falhas no processo, então a empresa passa a operar com maior competitividade, podendo diminuir seus preços ou aumentar seus lucros para combater os concorrentes.

Agora já não restam dúvidas da utilidade de ter um sistema de gestão instalado na sua empresa. Afinal, é um software que diminuirá gastos e aumentará a potência da sua companhia.

Se você gostou dessa dica e gostaria de receber mais conteúdo de qualidade na sua caixa de entrada, assine agora mesmo a nossa newsletter gratuita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *