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Descubra como manter um bom relacionamento com clientes

bom relacionamento com clientes

O principal componente para um negócio é o bom relacionamento com clientes. Além de efetuarem as compras, eles também são responsáveis por passar as impressões positivas de seu estabelecimento para outros consumidores em potencial.

Ter um bom relacionamento com clientes é importante, pois conquistar um novo cliente é mais caro que um cliente antigo. Segundo Philip Koetler: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Então, além de consolidar o nome de seu negócio no mercado, o bom relacionamento é importante para fidelizar clientes antigos e reduzir custos. Veja como manter essa boa relação a seguir!

Estude o que seu público-alvo deseja e satisfaça suas necessidades

A relação de sua empresa com o cliente não deve ser apenas de compra e venda. Quando o consumidor escolhe seu estabelecimento, ele busca não só o produto em questão, mas também toda a experiência por trás da compra.

Ser bem atendido, com rapidez e transparência, ser validado caso haja algum problema com a compra, e ser ouvido em seu feedback no pós-venda. Por exemplo, caso muitos clientes tenham a demanda de um mesmo produto, busque adicioná-lo em seu comércio para mostrar ao consumidor a importância de sua voz em seu estabelecimento.

Esteja em contato frequente com sua clientela

Nem sempre seu cliente deixou de comprar com você por não gostar de seu produto ou de seu atendimento. O nome de seu estabelecimento pode ter se perdido em meio a quantidade de informações que ele recebe todos os dias.

Para se manter presente na lista de prioridades de seu cliente, é necessário se manter em contato constantemente. Você pode fazer um estudo para localizar seu cliente e determinar se o contato deve ser feito por telefone, e-mail, WhatsApp ou redes sociais.

Ações promocionais de aniversário, envio de newsletter, enquetes esporádicas sobre a qualidade de seus produtos são outras formas eficazes de engajar e fidelizar através de um bom relacionamento com clientes.

Concentre-se no longo prazo para ter um bom relacionamento com clientes

A fidelização do cliente é uma maratona, e no dia a dia pode parecer não fazer diferença, mas ao longo prazo, a fidelização se fortalece no conjunto de situações no atendimento ao cliente. Desde antes do processo da compra, esclarecendo dúvidas, passando pela cordialidade na hora da venda, até o pós-venda, se certificando que os produtos estão de acordo, se faltou alguma coisa ou buscando sugestões de melhoria.

Cada passo desses é crucial para mostrar ao seu cliente que ele faz parte de seu negócio, e em troca, ele se sentirá motivado a participar mais, comprando com mais frequência e indicando seu estabelecimento para outras pessoas.

Viu como em pequenas etapas é possível melhorar a relação e aumentar a fidelização do consumidor? Lembre-se de que, no entanto, ter um bom relacionamento com clientes é uma tarefa de melhoria contínua. Por isso, você deve sempre buscar por novas maneiras de fortalecer o vínculo com o público.

Manter uma boa relação com os clientes é só uma parte de manter um negócio lucrativo, confira 3 dicas de finanças para maximizar lucros em seu negócio.

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