Dicas

Aprenda como efetuar uma gestão financeira efetiva

gestão financeira

A gestão financeira é um conjunto de ações administrativas que visam a análise, o controle e o planejamento do dinheiro que circula em sua empresa. Por meio delas, o gestor consegue informações importantes para otimizar o negócio e garantir lucratividade.

Somente assim será possível fazer novos investimentos e conseguir se manter firme no mercado, que já está bastante competitivo. Quanto mais ativa for a sua gestão, maiores serão os resultados alcançados. Mas como colocar isso em prática?

Nesse artigo, você confere um passo a passo de como executar tudo de forma efetiva. Não perca mais tempo e confira!

Elabore um planejamento de gestão financeira

A gestão de finanças de qualquer empresa precisa de um bom planejamento. Com ele, será possível definir objetivos e metas, como a redução de custos e a boa administração do estoque.

É fundamental ajustar tudo à realidade de seu negócio. Em seguida, vale pensar em estratégias para alcançar as etapas traçadas e em quais serão as métricas utilizadas para acompanhar o resultado das ações praticadas. Assim, será mais fácil entender falhas e pensar em mudanças. 

Implemente um orçamento

Assim que o planejamento for traçado, sua gestão financeira deve contar com um orçamento. Ou seja, todos os recursos do negócio serão devidamente alocados de acordo com suas necessidades. 

Essa é, inclusive, uma forma de visualizar globalmente suas atividades e identificar os setores mais importantes. Isso inclui a contratação de funcionários, a manutenção do estabelecimento, a reposição de produtos e a compra ou substituição de equipamentos. 

Faça um bom controle de estoque

No caso de alguns tipos de comércio, como o de alimentos, por exemplo, é fundamental fazer um bom controle de estoque. Afinal, são muitos ingredientes diferentes, que exigem diversas formas de armazenamento e que possuem datas de vencimento distintas.

Sem essa etapa da gestão financeira, é possível que você tenha que enfrentar o desperdício de mercadorias por causa da alta demanda de alimentos e até ter dificuldades para um descarte adequado. Com isso, o prejuízo se tornará uma realidade e você perderá muito tempo e dinheiro. 

Registre bem as movimentações de dinheiro

Também é muito importante registrar todas as movimentações de dinheiro do seu negócio. Você precisa saber exatamente quanto entra, quanto sai e com o que gasta para conseguir ter uma organização satisfatória de recursos. 

Você pode optar por planilhas no Excel ou softwares e sistemas financeiros mais elaborados. O importante mesmo é ter sempre um histórico bem determinado de cada mês, para que você acompanhe a sua evolução e, casa haja algum momento de crise, saiba como se posicionar diante das dificuldades. 

Lidar com a gestão financeira, sem dúvidas, é um grande desafio. Mas se cada uma dessas dicas puder ser realizada com muita atenção, não há dúvidas de que ele será superado muito rapidamente. E, é claro, de que seu negócio será um grande sucesso!

Gostou do conteúdo desse artigo? Então que tal continuar a ler mais sobre o assunto? Aprenda também quais são as 5 características de um bom empresário e prepare-se para tocar sua empresa com estratégias ainda melhores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *